quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Ter “barriga de cerveja” é mais mortal que ser obeso, afirma estudo

Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine alertou que ter “pneu” ou “barriga de cerveja” provocada por acúmulo de gordura ao redor da cintura é mais mortal que ser obeso.

Adultos de peso normal que possuíam gordura em torno da cintura tiveram o dobro do risco de morte precoce em relação àqueles que estavam com sobrepeso ou mesmo obesos, porém com uma distribuição normal de gordura pelo corpo.

O resultado vale para ambos os sexos, pois homens e mulheres com um Índice de Massa Corporal (IMC) normal e Obesidade Central, gordura na barriga apenas, apresentaram um risco maior de morte prematura por qualquer causa em comparação com aqueles com IMC semelhantes, mas sem a gordura da barriga.

Estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine alertou que ter “barriga de cerveja” causada por gordura ao redor da cintura é mais mortal que ser obeso.

Pesquisas anteriores identificaram que a obesidade central foi associada com o aumento total e morte cardiovascular.

Verificou-se que aqueles com uma “barriga de cerveja” têm menos massa muscular, o que é um fator associado com um maior risco de morte e desregulação metabólica.

Dr. Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista na Clínica Mayo, em Minnesota, disse: “A obesidade definida pelo IMC ou medidas de obesidade central, como a relação cintura-quadril (RCQ) e a circunferência da cintura, está associada ao aumento total e cardiovascular de mortalidade”.

O estudo envolveu 15.184 adultos com idade de 18 a 90 anos. Pouco mais da metade eram mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.