O prognóstico dos meteorologistas que estiveram reunidos em Fortaleza (CE), indica que a probabilidade de chuvas para a categoria abaixo da média é de 65%, configurando o quinto ano de seca para o semiárido da região Nordeste.
Mesmo assim, o gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, disse que "não é muito aconselhável" se fazer uma análise do tipo probabilística, "porque existem várias maneiras de interpretações de modelos climáticos em relação a previsão de inverno".
Gilmar Bristot conta que, nas regiões sul do Ceará, e oeste da Bahia e Pernambuco, já se caracteriza inverno, mas que em relação ao Rio Grande do Norte o fato é que a temporada invernosa tradicionalmente consolida-se nos meses de abril e maio. Segundo Bristot, é justamente na segunda metade da quadra chuvosa no Estado, que o fenômeno El Niño começa a perder força, contribuindo para o resfriamento do Oceano Pacífico e aumentando a possibilidade de chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.