O Mundo em Movimento: Na hora de comprar um carro você faz as contas de quanto pode pagar por mês e assim define o valor financiado, certo? Nada disso. É preciso também calcular quanto o seu carro vai dar de despesa, caso contrário, você não terá suporte para fazer a manutenção preventiva, que é fundamental para manter o carro em ordem e os seus ocupantes rodarem com segurança.
Você sabe que trocar as peças na hora certa é mais barato do que esperar quebrar pra consertar. Então, prepare o bolso. Levantamento feito para o cálculo da Inflação do Carro da Agência Autoinforme indicam que o gasto mensal com um carro pequeno, seminovo, com dois ou três anos de uso, é de R$ 1.171,00 (dados de junho). Tudo isso? O cálculo é feito considerando um motorista comum, que usa o carro para ir ao trabalho e passear com a família, considerando duas pequenas viagens por mês. Nesse valor estão incluídos todos os gastos para andar com o carro e fazer a manutenção.
O item mais caro é o combustível, representa 30% desse valor (cerca de R$ 350,00 por mês), mas estão considerados também o seguro e os impostos de circulação (IPVA, seguro obrigatório etc).
Finalmente, peças e serviços: todas as peças de manutenção e serviços como mão de obra, revisão, alinhamento, balanceamento, estacionamento.